Jogo dramático e teatral: laboratório de experiência na educação de jovens e adultos (EJA).

Fabiana Dallanora

Resumo


Este ensaio é resultado de uma experiência com o jogo Dramático e Teatral desenvolvido através da disciplina de Educação Artística que integra o currículo de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta prática denominou-se “laboratório de experimentação dramática” que aconteceu na Escola Estadual Dom Antônio Reis, no município de Faxinal do Soturno, RS. Para essa experiência reuniram-se as turmas T5 e T6, correspondentes a 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental. A disciplina contemplou dois encontras semanais onde foram desenvolvidas atividades como: jogo, mímica, improvisação, criação de personagens compondo com figurino. Esta prática pedagógica oportunizou a compreensão da linguagem cênica e também ofereceu um espaço de interação através do jogo, e por que não, do lúdico, tendo como foco mudanças comportamentais e de atitude dos envolvidos no processo de elaboração de uma nova identidade. Partindo do lúdico e associado ao simples prazer de jogar, o aluno (sujeito-colaborador) descobre que não está somente brincando, e sim, libertando-se, equilibrando-se e enriquecendo-se física e mentalmente pela atividade.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/